Geral

Pintor capixaba gastou cerca de R$ 138 mil em cigarros

Com o valor gasto em cigarros ele poderia ter comprado um apartamento no bairro Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, ou adquirido 4 carros populares

Ministério da Saúde informou que o número de fumantes caiu nos últimos oito anos Foto: Divulgação

O pintor Arthur Carlos Schineider, de 48 anos, gastou em três décadas cerca de R$ 138,2 mil na compra de cigarros. Arthur fumava dois maços de cigarro por dia da semana e nos finais de semana três.

O número assusta, mas com esse valor ele poderia ter comprado um apartamento no bairro Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, ou adquirido quatro carros populares. Ou, se preferisse, ainda poderia ter adquirido 90 geladeiras novas, ou 392 cestas básicas e também 643 fogões de quatro bocas.

Nesta sexta feira, dia 29 de agosto, se comemora o dia de combate ao tabagismo.  E os números divulgados pelo Ministério da Saúde, no final de abril, informam que o número de fumantes caiu nos últimos oito anos.

Em 2006 os brasileiros acima de 18 anos que fumavam representavam 15,7% da população. Já em 2013, esse número caiu para 11,3%. Exemplo que Arthur seguiu e hoje afirma com orgulho que sua vida mudou.

A frequência maior de fumantes, de acordo com o ministério da saúde, permanece entre os homens - 14,4% contra 8,6% entre as mulheres.

Pontos moeda