Agência AFP processa a rede social X por recusa a negociar pagamento por notícias
Plataforma de Elon Musk não forneceu dados de uso de conteúdo, o que entra em conflito com lei francesa aprovada em 2019
Noinsta|Do R7, com Reuters
A AFP (Agência France-Presse) processou a rede social X, de Elon Musk e anteriormente conhecida como Twitter, e a acusou de não discutir e negociar o pagamento por notícias e conteúdo jornalístico, conforme estabelece a legislação francesa.
O processo movido pela AFP em um tribunal de Paris busca obrigar judicialmente o X a compartilhar dados sobre uso e circulação do conteúdo da agência na rede social, para que os devidos cálculos de direitos autorais sejam feitos.

"A Agence France-Presse expressou sua preocupação com a clara recusa do Twitter (recentemente renomeado como 'X') em entrar em discussões sobre a implementação de direitos conexos para a imprensa", afirmou a agência em um comunicado.
Elon Musk usou a própria rede social para criticar o processo. "Isso é bizarro. Eles querem que paguemos *a eles* pelo tráfego em seu site, onde eles obtêm receita com publicidade e nós não!?", disse o bilionário.
A lei usada como base para o processo é conhecida como "direitos da vizinhança" e foi aprovada em 2019. Ela obriga grandes plataformas online a pagar para veicular conteúdo noticioso.
Leia também
Quase imediatamente, as big techs demonstraram forte oposição à legislação e iniciaram uma longa queda de braço com grupos noticiosos e autoridades legais. A disputa durou cerca de dois anos e terminou em uma acordo entre a Meta e uma aliança de imprensa do país.
Em julho de 2021, durante a contenda, o Google chegou a ser multado em 500 milhões de euros (R$ 6,25 bilhões, no câmbio da época) por se recusar a negociar com editoras do país.
LEIA ABAIXO: De Twitter a X, as dolorosas e polêmicas mudanças feitas por Elon Musk na rede social
Desde que comprou o Twitter, o magnata Elon Musk fez grandes mudanças tanto no aplicativo quanto na empresa, desde cobrar por algumas funções até eliminar seu logotipo tradicional, um pássaro azul. Seguem abaixo as etapas que levaram Musk a colocar seu...
Desde que comprou o Twitter, o magnata Elon Musk fez grandes mudanças tanto no aplicativo quanto na empresa, desde cobrar por algumas funções até eliminar seu logotipo tradicional, um pássaro azul. Seguem abaixo as etapas que levaram Musk a colocar seu selo na plataforma global, convertida, agora, em X