Melissa Gurgel, do Ceará, é eleita Miss Brasil e vira alvo de racismo nas redes sociais
Mulher mais bela do País ouviu críticas por ser nordestina
Retrospectiva 2014|Do R7
Melissa Gurgel atropelou as concorrentes e foi eleita a Miss Brasil 2014 em 27 de setembro. A gata, representante do Ceará, brilhou durante todo o concurso e contou com o apoio maciço da torcida já que a disputa foi realizada em Fortaleza.
Mas bastou a coroação aparecer na televisão para uma série de comentários maldosos surgirem nas redes sociais. Um deles sugeria que as pessoas deixassem a TV no mudo para que o sotaque da miss não fosse ouvido. Outra dizia não saber que no Ceará “existiam pessoas bonitas”.
As críticas ganharam tanta repercussão que a OAB-CE (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Ceará) pediu ao Ministério Público Federal que investigasse ao caso. Além disso, a entidade denunciou três perfis de internautas que postaram mensagens preconceituosas.
Na época, a miss lamentou a violência a qual foi vítima.
— Lamentei bastante quando eu fiquei sabendo das críticas. Quando tem uma pessoa do meu lado que não é cearense e tem outro sotaque, eu admiro, acho isso bonito. Acho que o Brasil é isso, mistura de etnias e culturas.
Miss Brasil 2014 aposta em cuidados especiais para disputar o Miss Universo
Melissa Gurgel tem 1,68m e era uma das candidatas mais baixas do concurso. A modelo e estudante de design de moda agora vai representar o Brasil no Miss Universo, em 25 de janeiro, nos Estados Unidos.
Veja como foi o Miss Brasil 2014: