Bebê Archie, racismo e escândalo sexual: o ano da realeza britânica
Ano da monarquia foi envolto em confronto com a mídia britânica, boatos de que Harry e Meghan iriam para a África e até possível aposentadoria da rainha
Retrospectiva 2019|Do R7
Não vão faltar histórias e polêmicas para contar no Natal da família Real britânica deste ano.
O príncipe Harry e a Duquesa de Sussex tiveram um filho, Archie, que, assim como a mãe, se tornou alvo de racismo e comentários da mídia britânica e Andrew, filho mais novo da rainha Elizabeth, se envolveu em um dos maiores escândalos recentes da monarquia.
Relembre os principais acontecimentos da realeza de 2019:
O nascimento de Archie
O príncipe Harry e a atriz Meghan Markle se casaram no ano passado em uma pomposa cerimônia. Neste ano, os dois deram boas-vindas ao primeiro filho do casal, o menino Archie Harrison Mountbatten-Windsor, nome que homenageia as raízes britânica e americana do pequeno. O bebê é o sétimo na linha de sucessão da realeza.
Pouco depois do nascimento do menino, ele se tornou alvo de um ataque racista vindo de um jornalista. O ataque foi perpetrado por um apresentador da BBC Radio 5, que postou uma foto de um casal dando as mãos para um chimpanzé junto da legenda: “Bebê real deixando o hospital”.
O apresentador deletou a postagem e foi demitido.
Meghan contra a mídia britânica
A mídia do Reino Unido é conhecida por ser difícil e atacar por todos os lados, e neste ano os jornalistas encontraram um novo alvo: a duquesa Meghan Markle.
Leia também
Chamada de "a duquesa difícil", as notícias dadas sobre Meghan eram racistas, os repórteres xeretavam todos os aspectos de sua vida e deram espaço para o pai e os meio-irmãos a atacarem nos tabloides também.
Os ataques constantes fizeram com que Harry criticasse abertamente a cobertura da mídia desde que os dois começaram a namorar, em 2016.
Parlamentares britânicas postaram uma carta aberta em que condenam a forma como a mídia trata a duquesa e disseram que fariam o possível para ajudar Meghan a se proteger dos tabloides.
Mudança para a África?
Em abril surgiu a hipótese de que Harry e Meghan estivessem planejando se mudar para o continente africano depois que o bebê real nascesse. Não haviam detalhes sobre qual seria o destino, mas a ideia era ficar entre 2 e 3 anos em um país que fizesse parte da Commonwealth.
Até agora, a família não se mudou e nem deu a entender que vai deixar a Inglaterra, apesar de ter viajado para a África do Sul em setembro e terem levado Archie para um encontro com uma ativista.
O escândalo sexual de Andrew
Ainda que Harry e Meghan tenham sido o assunto do primeiro semestre, nenhum membro da família real gerou tanta polêmica quanto Andrew. O duque de York foi acusado de abusar sexualmente de uma menina de 17 anos nos anos 2000, quando ele ainda era amigo de Jeffrey Epstein, magnata acusado de tráfico sexual de menores.
Epstein foi condenado e preso nos Estados Unidos, em agosto, e se enforcou na cela da prisão. Outras pessoas ligadas ao esquema e ao empresário foram investigadas, mas não Andrew.
Virginia Giuffre diz que foi forçada a ter relações sexuais com o príncipe quando tinha 17 anos, mas ele nega conhecer a jovem e as acusações, apesar de ter fotos com ela.
Andrew se afastou das obrigações reaisdepois de uma desastrosa entrevista dada a BBC.
Aposentadoria da rainha?
Outro rumor que apareceu no final do ano é que a rainha Elizabeth II, a monarca mais longeva da história da Coroa britânica, pode se aposentar em um ano e meio.
Segundo fontes de um tabloide, Charles está se preparando para assumir o trono e tem ajudado a mãe a lidar com a situação de Andrew, com quem ele não está mais conversando.